Ato contra a prisão do Sargento Laci Araújo

Grupos LGBT e de Direitos Humanos farão ato pela absolvição de sargento gay

Na próxima terça-feira (23/9), diversos grupos e entidades LGBT do Distrito Federal, bem como grupos em defesa dos Direitos Humanos, farão ato em solidariedade o sargento Laci Araújo, por ocasião da oitiva de testemunhas no processo por deserção. A acusação já rendeu ao militar a primeira prisão, em junho, após assumir o relacionamento com o sargento Fernando Alcântara. O ato terá início às 12h, em frente ao Superior Tribunal Militar, no Setor de Autarquias Sul em Brasília.

Laci foi preso novamente na última segunda-feira (15/09) à noite, após consulta médica em hospital militar, quando foi com seu companheiro averiguar a validade de laudos realizados por um médico civil atestando que Laci sofre de epilepsia. Se constatada a doença, o sargento pode ser aposentado e o processo que corre contra ele será arquivado.

Os manifestantes querem denunciar a homofobia institucional e a violação dos direitos do casal e cobrar um posicionamento das autoridades quanto à perseguição institucional que o casal vem sofrendo, desde que assumiu a homossexualidade.

A acusação já rendeu ao militar a primeira prisão, em junho, após assumir o relacionamento com Fernando, ficando quase dois meses preso, até receber um Habeas Corpus do Superior Tribunal Federal (STF). Ainda em junho, Fernando pediu baixa do Exército, evitando punições disciplinares. Quanto à ultima prisão, o ex-sargento acredita que o casal foi vítima de uma armadilha. Ele acusa o diretor do hospital ter estendido a conversa por tempo suficiente para ligarem para o exército e mandarem homens para lá.

Fernando Alcântara: “Com a descoberta da doença do Laci, todo o argumento do Exército cai por terra. Eles diziam que Laci poderia trabalhar, mas com essa doença ele não pode e ainda tem direito à aposentadoria”.

Contatos:
Jandira Queiroz 8455-6913
Fernando Alcântara 8135-9859

Anúncios
Published in: on 21/09/2008 at 19:52  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://sapatariadf.wordpress.com/2008/09/21/ato-contra-a-prisao-do-sargento-laci-araujo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Só fui ler agora, perdi a manifestação de hoje.
    =/
    Espero que tenha surtido algum efeito.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: