Prêmio Felipa 2009

A Comissão Internacional de Direitos Humanos de Gays e Lésbicas (IGLHRC) convida as comunidades internacionais LGBTI, que lutam pelos direitos humanos e direitos sexuais, a enviarem submissões para concorrerem ao Premio Felipa 2009.

Finalidade do Prêmio e Diretrizes Gerais

O Premio Felipa honra uma organização ou indivíduo cujo trabalho tenha contribuído significativamente para ampliar e garantir o pleno exercício dos direitos humanos de todas as pessoas e comunidades sujeitas a discriminações ou abusos baseados na orientação ou expressão sexual, identidade ou expressão de gênero e/ou portadores de HIV/AIDS, em qualquer lugar no mundo. O Prêmio é uma homenagem à Felipa de Souza, uma mulher que foi condenada e torturada no Brasil pela Inquisição Portuguesa em 1591, por ter tido relação sexual com outra mulher.

Quem foi Felipa de Souza?

Com o Prêmio Felipa, a IGLHRC busca reconhecer publicamente a coragem e o ativismo dos grupos organizados e de indivíduos que trabalham, muitas vezes em condições adversas, na luta pelos direitos humanos para todas as pessoas e contra a discriminação por orientação ou expressão sexual, identidade ou expressão de gênero e/ou portadores de HIV/AIDS. Aguardamos submissões de organizações e indivíduos de todas as regiões do mundo, cobrindo um espectro de comunidades tão amplo quanto possível, especialmente comunidades com acesso limitado a recursos e suporte para a implementação de seus trabalhos. Serão bem-vindas nominações submetidas tanto por organizações e indivíduos jovens, quanto por aquelas que se estabeleceram há mais tempo.

Os agraciados com o Prêmio Felipa receberão uma quantia em dinheiro para ajudar seus trabalhos a irem mais adiante. A IGLHRC cobrirá também todas as despesas de viajem e acomodação para o receptor individual do prêmio, ou um representante designado de uma organização, para viajar aos Estados Unidos e ser homenageado em nossos cerimoniais anuais de primavera nas cidades de Nova Iorque e São Francisco.

Precedentes Prêmios Felipa de Souza a: Andrés Ignácio Rivera Duarte, Chile e Iranian Queer Organization (IRQO) (2008), Blue Diamond Society, Nepal (2007), Rauda Morcos, ASWAT, Palestinian Activist from Haifa, Israel (2006), Gay and Lesbians of Zimbabwe (GALZ), Zimbabwe (2005), The Gender/Sexuality Rights Association of Taiwan (G/STRAT), Taiwan (2004), Lohana Berkins, Argentina (2003), Elizabeth Calvet, Brazil (Premio Póstumo Honorário), Marta Lucia Alvarez Giraldo, Marta Lucia Tamayo Rincon, and Alba Nelly Montoya, Colombia; Cui Zi En, China; Maher Sabry, Egypt (2002), Companions on a Journey and Women’s Support Group, Sri Lanka; Jamaica Forum for Lesbians, All-Sexuals and Gays, Jamaica; Luis Gauthier, Chile (Premio Póstumo Honorário) (2001), Dejan Nebrigic, Serbia (Honorary Posthumous Award); Ditshwanelo- The Botswana Center for Human Rights, Botswana; Intersex Society of North America (ISNA), USA; William Hernandez, El Salvador (2000), Aung Myo Min, Burma; Prudence Mabele, South Africa; Kiri Kiri and Chingu Sai, Korea; Simon Nkoli , South Africa (Premio Póstumo Honorário) (1999), Circulo Cultural Gay (CCG), Mexico; Dr. Tal Jarus-Hakak, Israel; Dede Oetomo, Indonisia; Nancy Cardenas, Mexico (Premio Póstumo Honorário), Carlos Jauregui, Argentina (Premio Póstumo Honorário) (1998), Demet Demir, Turkey; Genc Xhelaj, Albania; The Sister Namibia Collective, Namibia; Wilfredo Valencia Palacios, El Salvador (Honorable Mention) (1997) The Tasmanian Gay and Lesbian Human Rights Group (TGLRG), Australia; Anjaree, Thailand; Luiz Mott, Brazil (1995), Juan Pablo Ordonez, Colombia; ABIGALE, South Africa; Lepa Mladjenovic, Serbia (1994)

O Prêmio Felipa é um dos três prêmios apresentados todos os anos no Celebração da Coragem, evento promovido pela IGLHRC, sediado conjuntamente nas cidades de São Francisco e Nova Iorque. Celebração da Coragem é uma oportunidade importante para a IGLHRC conscientizar seus membros, doadores, e patrocinadores sobre o trabalho que vem desenvolvendo em prol dos direitos humanos internacionais de LGBTI. A sustentação gerada pelos doadores e patrocinadores para IGLHRC, a partir deste evento, é importantíssima, pois permite que realizemos nosso trabalho e continuemos apoiando financeiramente nossos sócios e aliados em todo o mundo.

Critérios de Submissão

Para avaliar os candidatos, os seguintes critérios serão considerados:

Liderança comprovada e um registro de realizações exemplares no campo dos direitos humanos e de assuntos relacionados à orientação ou expressão sexual, identidade ou expressão de gênero e/ou portadores de HIV/AIDS.

Trabalho prático em campo, e em circunstâncias difíceis.

Capacidade demonstrada em estabelecer ligações e construir coalizões duradouras com atores que desenvolvem outras formas de lutas, tais como direitos humanos, igualdade de gênero e justiça sócio-econômica.

Atividades predominantes em países em desenvolvimento e/ou com comunidades marginalizadas.

O potencial de impacto do prêmio em dar suporte e fortalecer o trabalho dos candidatos no futuro.

Acesso limitado a recursos.

A Diretoria da IGLHRC tomará uma decisão final a partir das recomendações feitas pelo Conselho Consultivo Internacional e pela equipe de funcionários da IGLHRC. A Diretoria anuncia sua decisão geralmente até o fim de 2008.

Processo de Submissão

Por favor, responda todas as perguntas no formulário a seguir. Você pode usar uma folha separada se necessário. Sua submissão ao Prêmio Felipa deverá ser enviada por correio, fax ou e-mail, ao endereço abaixo até o dia 15 de outubro de 2008, para concorrer à premiação de 2009. Se você não receber uma confirmação até o fim de outubro 2008, isto pode significar que sua submissão não nos alcançou a tempo; nós a arquivaremos e a consideraremos no ciclo anual seguinte.

As submissões podem ser feitas por qualquer um, inclusive os próprios candidatos. IGLHRC não aceita mais submissões para premiações póstumas. Incentivamos que as submissões que não foram selecionadas no passado sejam reapresentadas. Se você apresentou sua submissão no ano passado, não precisará submeter novamente todas as informações, apenas uma carta com as atualizações relevantes.

As submissões devem ser escritas em inglês, francês, espanhol ou Português. Faremos todo o esforço possível para que no futuro o número de idiomas seja maior.

Fim do prazo para submissões: 15 de Outubro de 2008

Você pode baixar o formulário do submissão (no formato da Word de Microsoft) de nosso sitio Web http://www.iglhrc.org/files/iglhrc/Felipa2009/Portuguese%20-%20Felipa%20nominations%20call%20Portuguese%201.doc

Envie sua submissão para:

Por Correio:
Nominations 2009 de Felipa
IGLHRC
80 Maiden Lane, Suite 1505
New York, NY 10038, EUA

Por Fax:
+1-212-430-6060

Por e-mail:
felipa@iglhrc.org

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://sapatariadf.wordpress.com/2008/10/03/premio-felipa-2009/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: