Projeto obriga uso de linguagem inclusiva nas leis brasileiras

Para Sandra Rosado, a igualdade linguística é uma forma de combate à exclusão feminina.

Proposta apresentada pela deputada Sandra Rosado (PSB-RN) determina que as leis produzidas no País terão que usar os vocábulos “homem” e “mulher” sempre que o texto se referir a pessoas de ambos os sexos. O objetivo do Projeto de Lei Complementar (PLP) 438/08 é introduzir a linguagem inclusiva de gênero na legislação brasileira.

O projeto altera a Lei Complementar 95/98, que estabeleceu os procedimentos para a redação das leis brasileiras. Segundo Sandra Rosado, sua proposta garante a igualdade linguística entre homens e mulheres nos textos oficiais. “Isso é uma forma de combate à exclusão das mulheres”, disse.

Exemplo
Um exemplo de aplicação do PLP 438 é o artigo Art. 1.011 do Código Civil. O dispositivo determina que os administradores das sociedades devem pautar seu comportamento com o cuidado que “todo homem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios negócios”.

Se o projeto da parlamentar já fosse uma lei na época da votação do Código Civil, a redação traria “homem e mulher” no texto.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para votação em dois turnos no Plenário.

Fonte:
http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=131388

Anúncios
Published in: on 27/02/2009 at 15:36  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://sapatariadf.wordpress.com/2009/02/27/projeto-obriga-uso-de-linguagem-inclusiva-nas-leis-brasileiras/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: