Enfermagem de outra cor – Pelo dia 12 de Maio – Dia da Enfermeira

Reaviva as cores, enfrenta os dissabores, coro de vozes predominantemente fêmeas. Trabalhadoras/es da saúde – com força majoritariamente feminina, 86,93 %. No mundo patriarcal, prestam assistência integral, ininterrupta. Carga horária total em sala de aula, atenção básica, PSF, e também no hospital – jornada de 30 horas já!

Quimera labutando junto ao Estado por políticas públicas. Teia permeada e entrelaçada de úteros e mentes, submetidos à censura freqüentemente inconsciente, interna, gestada e parida da incorporação de valores, concepções e preconceitos incrustados no contexto sócio-cultural. Contrária ao ato másculo, músculo e falocrático, entre estes, o da força bruta fiscalizadora do exercício profissional. Oxalá com idéias e práticas de inclusão e emancipação social, em busca de uma sociedade que promova igualdade com equidade nas suas relações civis, políticas e social.

Da lâmpada a chama não se apaga. Contundente no desafio da consolidação do SUS, firme nos preceitos da reforma sanitária e psiquiátrica. Viva a Saúde Mental. Toda loucura acolhida e respeitada. Todo humano e humana diz: direito nosso, dever do estado! Que venha a classificação internacional com extensão à saúde coletiva. Politicamente vencendo tribulações, travando discussões no âmbito do gênero, fortalecendo o compromisso de todo dia pelo empoderamento das mulheres.

A roupa branca pede silêncio. Por que a roupa? Por que o branco? Porque o silêncio? Imagens, poderoso veículo de impressão. É imperioso torná-las mais afirmativa. Pé no chão. Memoriando e plagiando – enfermeiras não nascem enfermeiras, tornam-se enfermeiras! É hora de se pensar, de se fazer e estar na vida, na política, no trabalho, sob a ótica feminina, registrando e escrevendo nossa própria história, do nosso jeito.

Nesta data comemorativa, 12 de maio, desejo luta, felicitações e paz.

Com todo meu afeto – enfermeira feminista e ativista da saúde Marta Giane

Anúncios
Published in: on 13/05/2009 at 20:07  Deixe um comentário  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: https://sapatariadf.wordpress.com/2009/05/13/enfermagem-de-outra-cor-pelo-dia-12-de-maio-dia-da-enfermeira/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: