Ato em defesa das/os alunas/ cotistas na Universidade de Brasília nesta semana

Convidamos a todas e todos para comparecer nos próximos dias 23 e 24 de julho no Ceubinho na UnB, onde recepcionaremos as/os alunas/os cotistas em seu primeiro dia de registro como universitárias/os. 

Estas/es estudantes estão correndo o risco de perder sua matrícula conquistada de forma legítima e legal pela ação do Partido Democratas, que “entrou com ação no Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira (20/7), para suspender a matrícula dos aprovados no vestibular da Universidade de Brasília, que destina 20% das vagas para as cotas raciais. O partido afirma que a UnB “ressuscitou os ideais nazistas” e que as cotas “agravam o problema da desigualdade”. A matrícula dos aprovados no vestibular acontece na quinta-feira e, por isso, o DEM pede a análise do caso em caráter liminar.  Como o STF está em recesso, caberá ao presidente Gilmar Mendes a análise do caso. 

(…) Para o reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Júnior, a ação do DEM é descabida. “É muito pouco provável que possa prosperar uma ação contra uma medida que tem amparo constitucional. Em última análise, as políticas de cotas são ligadas aos valores que foram construídos na pauta dos direitos humanos. Uma medida como essa (do DEM), pelo contrário, é que transmite os ideais nazistas de segregação. Lutar contra isso (as cotas) é o ir contra o principio de igualdade das pessoas e isso é segregação”, disse o reitor da UnB à revista Consultor Jurídico.”

Engraçado que ao invés de algumas pessoas invetirem sua disposição e luta para reivindicar direitos para outras pessoas, investem toda essa energia para tirar direitos já adquiridos de outras pessoas. A Sapataria deixa a questão: o que move alguém a se dedicar em tirar direitos das outras?

Pessoas, vamos nos reunir e gritar contra essa ação reacionária, pois sabemos o quanto as cotas podem mudar nossa cultura e efetivar aquilo que está só no papel, a igualdade de brasileiras e brasileiros.

Anúncios
Published in: on 22/07/2009 at 22:15  Comments (1)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://sapatariadf.wordpress.com/2009/07/22/ato-em-defesa-dasos-alunas-cotistas-na-universidade-de-brasilia-nesta-semana/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Oi, o Cordelirando está com a campanha+promoção: Ajude Salete Maria a CORDELIRAR!
    Dá uma conferida e, se der, participa e divulga, por favor!
    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: