29 de agosto: Dia da Visibilidade Lésbicae Sucesso na V Caminhada Lésbica de Brasília

Enquanto não preparamos um texto pra refletirmos o nosso dia, aproveitamos para comemorar e agradecer o suceso que foi a nossa V Caminhada Lésbica de Brasília.

Neste ano, nós da Sapataria e nossas companheiras da Coturno de Vênus resolvemos mudar a “cara” da nossa manifestação de visibilidade. Tiramos o trio elétrico de cena e montamos uma batucada feminista que concentrou na Torre de TV e caminhou até o show que aconteceu na praça Zumbi de Palmares no Conic. Nosso objetivo era tirar o símbolo de hierarquia que o trio traz, em que só quem está organizando sobe e fala; além da barulheira que não nos permite conversar e nos articular na mnifestação. Buscamos neste ano, poder ouvir todas as vozes das mulheres presentes, seja nos gritos de guerra, seja no palco do show que também teve livre espaço para que qualquer mulher pudesse falar.

Sim, funcionou. Foi um sucesso. A batucada de cores verde e laranja coloriu o trecho com seu formato, com a sua unidade e melodia, e o show contagiou as cerca de 3 mil pessoas com música de qualidade e afinação política por artistas brasilienses. Gostaríamos de agradecer nossas companheiras, voluntárias e todas as pessoas que coloriram a praça Zumbi dos Palmares no dia 29 de agosto, que não se calaram, que ouviram e que esperamos que reproduzam aquela energia e bravura por todos os outros dias do ano.

Vamos ver o que saiu na mídia então!

 

Parada defende direitos

Mulheres realizam parada para chamar a atenção sobre suas causas

Sarah Dall’Orto

A comunidade lésbica organizada do Distrito Federal se reuniu na tarde de ontem para uma parada caminhada, seguida de shows, para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. As bandeiras levantadas pelo movimento este ano foram a luta contra a criminalização das Mulheres que optam pelo aborto consciente e a garantia do cumprimento da Lei Maria da Penha. A concentração da 5ª edição do encontro foi no estacionamento sul da Torre de TV, a partir das 14h30. Em seguida, os participantes seguiram em direção à praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic. A parada marcou o fim de um mês inteiro dedicado à causa lésbica e reuniu cerca de 3 mil pessoas.

Representantes de vários grupos femininos do País levaram faixas, apitos e bandeiras para reivindicar os direitos de igualdade e aproveitaram para cobrar das autoridades governamentais a adoção de Políticas públicas mais eficientes. Organizado pela ONG Coturno de Vênus, o ato, chamado de parada- caminhada seguiu o conceito difundido em todo o País de retratar as manifestações como ações Políticas e afastar a identidade festiva que têm atualmente.

Karen Lúcia Borges, diretora de Saúde da Coturno de Vênus, acredita que Brasília tem uma importância chave nessa mudança de tratamento dado as manifestações e à própria visibilidade feminina. “Viemos hoje aqui para lutar contra a criminalização das Mulheres que optam pelo aborto consciente, a favor da garantia da Lei Maria da Penha e, principalmente, para chamar a atenção das interessadas para levantar a bandeira da mobilização. As Mulheres que amam Mulheres e as feministas precisam ser vistas com dignidade”, comentou. Durante o mês de agosto, simpatizantes realizaram oficinas, debates sobre lesbiandade e encontros de voluntárias, quando confeccionaram as latas para a batucada que marcou os passos da manifestação. A caminhada foi encerrada com shows das artistas Ellen Oléria, Beatriz Águida, Electro Domesticks e BSB Gilrs.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://sapatariadf.wordpress.com/2009/08/31/29-de-agosto-dia-da-visibilidade-lesbicae-sucesso-na-v-caminhada-lesbica-de-brasilia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: