Rede Feminista de Saúde será homenageada em audiência pública na Câmara Federal

Confirmada hoje pela manhã, 15/9,  a audiência pública da Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal que homenageará os 18 anos de existência da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, articulação nacional que luta por políticas públicas que garantam mais proteção à saúde integral das mulheres, defesa dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos, como direitos humanos da população feminina brasileira. A audiência está marcada para o dia 14 de outubro próximo.

A iniciativa é da deputada federal Emília Fernandes, PT/RS que solicitou esta audiência pública para debater os marcos da saúde das mulheres, os direitos sexuais e direitos reprodutivos focando os 15 anos da concretização da Conferência das Nações Unidas Sobre População e Desenvolvimento, realizada no Cairo, em 1994 (Cairo+15); os 25 anos do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher – PAISM, hoje Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres – PNAISM.

Durante a audiência, a Rede apresentará os produtos – CD Rom e uma publicação – que compõem o projeto Trilhas da Saúde das Mulheres que reúne os documentos fundadores do direito à saúde integral das mulheres, bem como as normativas instituídas nas últimas décadas. Apresentar este material no Congresso Nacional foi um compromisso assumido pela Deputada Emília Fernandes por ocasião do lançamento do projeto Trilhas da Saúde das Mulheres, no dia 10 de junho passado, no plenário do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde em Brasília.

Sensibilizada com a atividade da Rede, a Deputada garantiu que promoveria reunião semelhante no Congresso Nacional para que deputados e deputadas tomem ciência da trajetória da construção dos marcos nacionais e internacionais da saúde das mulheres, cujo conteúdo pode ser acessado através do CD Rom e site Trilhas da Saúde das Mulheres e, também, da publicação Ferramenta para ação política das mulheres.

O evento terá a participação de Telia Negrão, secretária executiva da Rede Feminista de Saúde, Jussara Reis Pra, coordenadora do Núcleo Indisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero/NIEM, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS, Lena Peres,coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde,  Adson França, integrante da equipe do Gabinete do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão  e Clair Castilhos, conselheira do CNS e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher.

Esta será a segunda vez, neste ano, que a Rede Feminista de Saúde tem o seu trabalho reconhecido publicamente. A primeira ocorreu em março quando o Ministério da Saúde promoveu O Seminário sobre os 25 Anos do Paism. Um evento que debateu a saúde das mulheres e reverenciou personalidades e instituições que apoiaram o desenvolvimento das políticas de saúde para mulheres nos últimos 25 anos. A RFS foi homenageada por seus esforços coletivos e constante iniciativa na defesa da equidade de gênero, respeito aos direitos humanos das mulheres e pelo empenho para que fosse implementada a área técnica de Saúde da Mulher no Ministério.

Fonte: assessoria de imprensa da RFS.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://sapatariadf.wordpress.com/2009/09/15/rede-feminista-de-saude-sera-homenageada-em-audiencia-publica-na-camara-federal/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: